Lula promete revisão de índice de produtividade

Em reunião ontem com representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), no Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu reunir os ministros de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir os novos índices de produtividade.

A atualização dos índices, uma das principais reivindicações dos movimentos sem-terra do país, foi prometida pelo governo petista dois anos atrás. Desde então, por pressão dos ruralistas, a portaria que trata do tema permanece engavetada por Lula no Planalto.

De acordo com participantes do encontro, no qual a Contag apresentou uma longa pauta de reivindicações, Lula disse que precisa “encontrar um meio termo” entre o que pedem agricultores e fazendeiros.

Os índices de produtividade, cuja versão em vigor tem como base um censo agropecuário de 1975, serve como base ao Incra no momento de, num processo de desapropriação, vistoriar um determinado imóvel rural. A pauta de reivindicações da Contag possui 160 itens.

Fonte: Folha de S. Paulo, 13-04-2007.