Cinco mil fazem manifestação na Bahia; na Paraíba famílias ocupam Vale do Piancó

atualizada às 18h30

Mais de 5.000 mil trabalhadores rurais Sem Terra que chegaram hoje a Salvador, estão acampados na estação do metrô na Rotula do Abacaxi, no centro da cidade. Eles realizaram, durante todo o dia, uma audiência com o secretario de Agricultura do Governo do estado, Geraldo Simões, para discutir questões que envolvem áreas de infra-estrutura, produção, saúde, educação e assistência técnica.

A Marcha pela Reforma Agrária, começou no dia 9, em Feira de Santana. Ao todo foram caminhados 110 quilômetros até a capital baiana. Na terça-feira, dia 17, os Sem Terra se reúnem com autoridades locais em sessão na Assembléia Legislativa da Bahia.

Na Paraíba cerca de 600 famílias Sem Terra ocuparam hoje várias áreas do Vale do Piancó, no sertão da Paraíba. Cem delas acamparam em áreas próximas ao município de Piancó, enquanto outras 500 famílias estão em Bonito de Santa Fé, na região de Cajazeiras na Paraíba. Os trabalhadores relembram o Massacre de Eldorado de Carajás (1996), e protestam contra a monocultura na Paraíba.