MST faz nova ocupação em Santa Catarina

Mais de 500 famílias do MST ocuparam uma fazenda formada por 200 hectares de terras públicas no município de Irineópolis, para pedir a criação de assentamentos no planalto norte de Santa Catarina, na manhã de terça-feira, 17.

O Governo federal tem 10 fazendas ociosas na fronteira do estado com o Paraná, que podem ser destinadas à Reforma Agrária.

A fazenda ocupada foi repassada pelo governo para o dono de um cartório, que precisa sair da área ainda neste ano. O MST pede que a fazenda se transforme em um assentamento de trabalhadores rurais depois da devolução da área.

As negociações em torno da área do Exército brasileiro,ocupada no domingo, no município de Papanduva, seguem e deve acontecer ainda nesta semana audiência com o ministro da Defesa Waldir Pires e com o ministro da Secretaria Geral, Luiz Dulci.

O MST pede a criação de um assentamento no local. A maior parte da área de 10,5 mil hectares, localizada em uma das áreas mais férteis do estado, é improdutiva ou foi arrendada para o agronegócio da soja.