MST fecha rodovias durante protestos no Rio Grande do Sul

O MST realiza hoje, dia 17, uma série de mobilizações no interior do Rio Grande do Sul. Cerca de 2.400 agricultores assentados e acampados realizam bloqueios de rodovia em Pedro Osório, Canguçu, Piratini, Hulha Negra, Santana do Livramento, Tupanciretã, São Luiz Gonzaga, Nova Santa Rita e Viamão. Em Coqueiros do Sul, o MST realiza uma marcha. Já na cidade de São Gabriel, estão previstas manifestações.

O objetivo dessa mobilização é denunciar o aumento da repressão policial no Rio Grande do Sul. “O governo estadual fechou o Gabinete da Reforma Agrária, deixando os assentados e acampados sem interlocução no governo, e aumentando a repressão contra os trabalhadores”, afirma Cedenir de Oliveira, da coordenação estadual do MST.

Na semana passada, um agricultor foi baleado e espancado por PMs, outros três foram presos em Coqueiros e dois sem terra ficaram feridos em Pedro Osório, durante ações de despejo realizadas pela polícia militar. “Os conflitos pela terra no Rio Grande do Sul só serão resolvidos com as desapropriações das fazendas Guerra e Southall”, resume Cedenir.

O MST também cobra um plano de Reforma Agrária dos governos estadual e federal. A reivindicação é que o Governo federal faça o assentamento das 2.500 famílias acampadas no Estado. “Até agora, não temos nem um plano, nenhuma meta, nem um projeto para a Reforma Agrária neste segundo Governo Lula”, diz Cedenir.

A mobilização, que também acontece em vários estados brasileiros também pretende lembrar o Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores rurais foram assassinados pela Polícia Militar do Pará, em 1996.

Confira as mobilizações no RS

Pedro Osório – bloqueio na BR 116, próximo ao trevo Matarazzo (300 pessoas).

Nova Santa Rita – bloqueio da BR 386, próximo ao acampamento (400 pessoas).

Viamão – Bloqueio da RS 040, na altura de Águas Claras (200 pessoas).

Hulha Negra – Trevo de entrada da cidade, na BR 293 (100 pessoas).

Piratini – BR 293, trevo de acesso a Piratini (100 pessoas).

Canguçu – bloqueio na BR 392, trevo de entrada na cidade (300 pessoas).

Santana do Livramento – BR 293, trevo de acesso à Livramento (100 pessoas).

São Luis Gonzaga – bloqueio no trevo de entrada da cidade, BR 285 (200 pessoas).

Coqueiros do Sul – marcha no interior do município (300 pessoas)

São Gabriel – marcha da cidade em direção ao acampamento (400 pessoas).