Sem Terra trancam rodovia e ocupam Incra em Promissão

Na manhã de hoje, dia 18, cerca de 100 trabalhadores rurais Sem Terra interromperam o tráfego da rodovia BR 153, na altura do município de Promissão (SP). Após liberar a passagem, os Sem Terra ocuparam a sede local do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ontem, duas áreas foram na mesma região. Aproximadamente 100 famílias entraram na Fazenda Cataco, no município de Ubarana (região de São José do Rio Preto). A área tem quatro mil alqueires e foi arrendada para a Fazenda Santa Izabel para o plantio de cana-de-açúcar. A Polícia Militar realizou o despejo com ameaças e os Sem Terra deixaram a fazenda ainda na noite de ontem.

No município de Getulina, cerca de 300 famílias permanecem na Fazenda Volta Grande. A área de 170 alqueires pertence à família Bertazzone e está arrendada para a Usina Clealcool para o plantio de cana. As famílias denunciam que há degradação ambiental, como máquinas trabalhando perto de nascentes e gado em áreas de várzea.

As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas do MST, que tem como objetivo chamar a atenção para a urgência da Reforma Agrária e protestar contra a impunidade dos responsáveis pelo Massacre de Carajás (que completou 11 anos ontem) e por outros episódios de violência contra trabalhadores rurais.