Brigada faz protesto contra as mentiras da Aracruz no ES

A Brigada de Solidariedade aos Povos Originários do Espírito Santo, que reúne estudantes e movimentos sociais diversos, realiza nessa quinta-feira, 26, em Vitória, um ato público Contra as Mentiras da Aracruz Celulose. O ato será às 11 horas no Cerimonial Itamaraty, Praia do Canto, local onde a transnacional ofereça um almoço para deputados, representantes do governo estadual e grandes empresários.

Durante o almoço, a Câmara de Comércio Americana do Espírito Santo, cuja presidência é ocupada pelo também presidente da Aracruz Celulose, apresentará um estudo que indica os “benefícios” da presença da transnacional da celulose no Espírito Santo.

As transnacionais são as empresas que mais recebem financiamentos de Bancos Públicos, como o Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Além disso, como os monocultivos (como o de eucalipto) destroem a biodiversidade, expulsam os camponeses, indígenas e quilombolas de suas terras, colaborando com a desestruturação ambiental e social. As transnacionais são também mundialmente denunciadas pelo forte tráfico de influência que estabelecem como os governos.

A concentração do protesto será às 10h30 no Centro de Vivência-Univesidade Federal do Espírtio Santo (Ufes).