Em Minas Gerais, Sem Terra são ameaçados pela PM

Mais de 300 famílias de trabalhadores que ocuparam a Fazenda Novo Horizonte, no município de Janaúba, no norte de Minas Gerais, foram ameaçadas por 30 soldados da Polícia Militar que tentam fazer o despejo sem autorização judicial.

A área da fazenda foi cercada por polícias fortemente armados, que queriam impedir a permanência das famílias. A situação no local está tensa.

Os trabalhadores do norte de Minas Gerais vêm sofrendo com a violência do latifúndio e do agronegócio. Em nota, o MST afirma que “a cidade de Janaúba tem sido palco da violência, atrasada e desumana”.

Em fevereiro, um Sem Terra foi assassinado pela empresa V&M em Bocaiúva. Depois, mais dois foram baleados por jagunços em Janaúba. Outros camponeses sofreram tentativas de assassinato na região.

“Também temos compreensão da forte articulação entre a oligarquia rural, fazendeiros e políticos de direita, de uma organização chamada “Paz no Campo”, que vem se organizando na região para impedir que os camponeses exerçam seus direitos e lutem por melhores condições de vida”, diz nota do MST.