Grupo do MST participa de mostra internacional de teatro em SP

O grupo teatral “Filhos da Mãe… Terra”, formado por assentados do MST, abre a 2ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, organizada pela Cooperativa Paulista de Teatro, na próxima segunda-feira (30/04), às 19h, na Sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo.

Participam do evento 12 grupos teatrais, cinco de fora do Brasil e as demais companhias de sete estados brasileiros, que se apresentam até dia 6 de maio na cidade. Além das peças, as companhias farão uma demonstração de trabalho, apresentando seus processos de criação.

O grupo “Filhos da Mãe… Terra” foi formado no assentamento Carlos Lamarca, no município de Sarapuí, no interior de São Paulo, em 2003. Atualmente 13 pessoas fazem parte da equipe.

Na Mostra, será apresentada a adaptação da peça “Posseiros e Fazendeiros”, baseada no texto “Horácios e Curiácios”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht.

“A participação do MST no evento, junto com grupos de teatro de diversos países, mostra a amplitude da atuação do movimento. Além da terra, os camponeses estão se apropriando da arte e da cultura”, afirma o integrante do coletivo nacional da Cultura do movimento, Douglas Estevam.

O MST conta com 35 grupos de teatro em assentamentos e acampamentos pelo país. A brigada nacional de teatro Patativa do Assaré, que organiza atividades de estudos e intervenções teatrais, foi criada em 2001, quando começou o processo de formação com teatrólogo Augusto Boal e o Centro de Teatro do Oprimido.

“A produção cultural e simbólica de milhares de trabalhadores rurais apresenta uma dimensão pouco conhecida do MST: uma cultura constituída na luta pela terra e contra o modelo imposto aos camponeses“, diz Estevam.

No ano passado, a Companhia do Latão, uma das mais importantes equipes do país, interrompeu período de seis anos com dramaturgia própria e retornou a Bertolt Brecht. Em “O Círculo de Giz Caucasiano”, discute-se a ocupação da terra por trabalhadores rurais. Sob direção de Sérgio de Carvalho, a peça contou com a participação do grupo de teatro do Movimento em uma interação em vídeo.

Mostra

Serão realizados também dois debates, um sobre Teatro Latino-Americano Contemporâneo e outro sobre Dramaturgia em grupo na América Latina.

No primeiro, no dia 1º. de maio às 15 h, participação de Mario Rojas, da Latin American Theater Review – EUA e Vivian Tabares da Casa de Las Americas de Havana. Na segunda mesa, dia 04 de maio às 15h, Raquel Carrio, dramaturga do Teatro Buendia de Cuba, e Sergio de Carvalho, da Companhia do Latão.

As atividades da 2ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo são gratuitas. O evento dá continuidade ao trabalho realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, desde 1997, com a 1ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupos.

Depois foi realizada a 2ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, em 1998, e que ganhou nova dimensão com a I Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo em 2006.

O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro, 1000, no Paraíso, capital de São Paulo.