Sem Terra ocupam prédio do Itesp em Bebedouro (SP)

Cerca de 80 trabalhadores rurais Sem Terra ligados ao MST e à Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), ocuparam na ontem, dia 25, o prédio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), em Bebedouro, Interior de São Paulo.

O grupo saiu do prédio no fim da tarde, segundo o diretor-executivo do Itesp, Gustavo Ungaro, que ainda não havia recebido a pauta de reivindicações dos manifestantes. “Consideramos uma manifestação, não uma ocupação devido ao abril vermelho, mas temos um diálogo permanente com os movimentos sociais e nem precisavam disso’, disse Ungaro.

Os Sem Terra saíram do Horto Boa Sorte, de Restinga, e os trabalhadores da Feraesp são de Bebedouro, Ibitiúva e Jaboticabal. Segundo o diretor da Feraesp, Miguel Ferreira dos Santos Filho, em 16 hortos de assentamentos no estado ficaram tocos de eucaliptos, que não foram retirados pelo Itesp. “Isso está atrapalhando o desenvolvimento dos assentamentos, pois impede o plantio”, explicou Santos Filho.

Na região de Ribeirão Preto, os Sem Terra fizeram uma manifestação no km 30 da Rodovia Abrão Assed, entre Serrana e Serra Azul, no acesso da estrada ao Assentamento Sepé Tiaraju. Ali, cerca de pessoas ligadas ao MST bloquearam parcialmente o tráfego de veículos. O bloqueio ocorreu em vários períodos de dez minutos, com três minutos liberados ao tráfego. A Polícia Rodoviária acompanhou a manifestação e não houve atrito. No final da manhã o bloqueio foi encerrado.