Sem Terra é assassinado em emboscada no Pará

O trabalhador rural Antonio Santos do Carmo, de 60 anos, foi assassinado na Fazenda São Felipe em operação de pistoleiros para expulsar os sem-terra da área de 12 mil hectares no município de Irituia, a 140 quilômetros de Belém, no Pará.

O acampamento formado por 320 famílias do MST foi invadido por um grileiro conhecido como Zé Anísio, que comandou o grupo de 50 pistoleiros, integrado por soldados da Polícia Militar da cidade, na manhã desta quarta-feira (02/05).

Carmo foi morto com tiros no peito e na garganta. Mais sete trabalhadores rurais ficaram feridos na emboscada. Os feridos foram levados pela polícia local. Até agora, as famílias não foram informadas sobre o hospital para onde foram levados.

Em protesto contra a violência, as demais famílias ocuparam a rodovia que liga Belém a Brasília, em frente à fazenda ocupada.

A área foi ocupada pelos Sem Terra em janeiro e, desde então, os trabalhadores rurais recebem ameaças de jagunços, policiais militares e do grileiro da fazenda.

A fazenda São Felipe é parte de um complexo de terras públicas, de acordo com vistoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizada cinco anos atrás.

Até agora, não avançou o processo de retomada das terras, que devem ser destinadas à Reforma Agrária, de acordo com a Constituição Federal. A lentidão, segundo nota do MST-PA, se deve à “omissão do INCRA e do governo federal”.

“Exigimos do governo do estado a imediata prisão dos responsáveis e do grileiro Zé Anísio. Queremos a punição dos militares envolvidos nesse tipo de acontecimento e também a imediata criação do projeto de assentamento na área”, diz nota do MST-PA.