Lula inaugura barragem que vazou

O presidente Lula participa hoje, às 15h, da cerimônia de inauguração da Barragem de Campos Novos, em Santa Catarina. A Barragem é a mesma que há um ano atrás teve um de seus túneis de desvio de água rompido, provocando o esvaziando de todo o reservatório.

Foram 1,47 bilhões de metros cúbicos de água que vazaram sem controle, colocando a população local em risco. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vinha denunciando falhas na obra desde outubro de 2005.

O empreendimento custou cerca de US$ 1 bilhão e foi financiado pelo BNDES e pelo BID. O MAB repudia a inauguração da obra, e faz campanha de conscientização e denúncia com a sociedade.

O Consórcio Enercam, controlador da Usina, é formado pelo Banco Bradesco, Cimentos Votorantin, a Companhia Brasileira de Alumínio –CBA e a empreiteira Camargo Correia. Esta última, envolvida em outra irresponsabilidade: o desabamento das obras do Metrô, em São Paulo.

Além disso, o Movimento denuncia a repressão sofrida pelos atingidos durante o período de resistência à construção da obra: 10 agricultores presos, entre eles um senhor de 60 anos. Uma criança de 7 anos foi levada junto ao pai à delegacia.

Campos Novos é só uma das barragens que trouxeram danos sociais e ambientais para a população do Sul. Barra Grande, marcada pela grande fraude no Estudo de Impacto Ambiental EIA/RIMA e Foz do Chapecó também são exemplos de descaso do governo e dos órgãos com os ribeirinhos e com o meio-ambiente.

Fonte: Assessoria do MAB