Assentados arrancam eucalipto de lotes no RS

As famílias assentadas em Pinheiro Machado, região sul do Rio Grande do Sul, realizam ato nesta semana em que arrancam as mudas de eucalipto de seus próprios lotes.

Doze famílias aderiram ao Programa Poupança Florestal, da empresa Votorantim Celulose e Papel, e plantaram as lavouras nos assentamentos Santo Inácio, Campo Bonito, Pinheiro Machado, Figueira e São Manoel, todos localizados na cidade de Pinheiro Machado.

O ato, que acontece nesta quarta e quinta-feira, consagra um processo de debate interno entre as famílias assentadas ligadas ao MST, que perceberam que só irão ter prejuízos investindo na monocultura para as indústrias de celulose.

Além de arrancar os pínus e os eucalipto de seus lotes, as famílias estão trabalhando juridicamente para anular o contrato com a Votorantim. Ato semelhante foi realizado por assentados em Pedro Osório, região Sul, em março deste ano.

Por meio do Programa Poupança Florestal, a Votorantim firmou contratos com diversos agricultores da região, inclusive assentados da Reforma Agrária.

O próprio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já condenou esta iniciativa. As terras conquistadas para Reforma Agrária devem priorizar a produção de alimentos, e não as monoculturas de pínus e eucalipto. Além disso, são concessões públicas e não podem ser objeto de
arrendamento.