MST ocupa Incra por Reforma Agrária no Ceará

Cerca de 750 integrantes do MST ocuparam na manhã de terça-feira o gabinete da superintendência estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Fortaleza, para abrir negociação sobre a Reforma Agrária no Ceará.

O integrante da direção nacional do MST Marcelo Matos afirmou que, entre as reivindicações do Movimento, estão a liberação do orçamento do Incra para o ano de 2007, a vistoria de 80 áreas improdutivas, discussão sobre projetos de assistência técnica para os assentamentos, emissão de posse de oito áreas e desapropriação de outras 28, reivindicadas pelos sem-terra.

“A nossa pauta com o governo federal é antiga. Eles só prometem e nunca atendem às reivindicações”, afirmou. Segundo ele, os homens, mulheres e crianças acampadas no Incra só sairão quando as negociações avançarem.

Há 28 acampamentos com 1.100 famílias acampadas à espera de serem assentadas no Ceará. Parte dos acampados aguardam por terra há mais de quatro anos.

Desde o último domingo, os trabalhadores estavam acampados na frente e no andar térreo da sede do prédio. De acordo com o superintendente substituto, pela negociação realizada com o movimento, ficou acertada a realização de uma reunião com o vice-presidente nacional do Incra, Valdez Adriani Farias, que também acumula o cargo de chefe da procuradoria federal do órgão

O superintendente substituto do Incra disse que parte das ações do órgão estão prejudicadas pela demora na liberação do orçamento para este ano. “Estamos sem assistência técnica porque o orçamento ainda não foi liberado e não temos uma previsão de quanto será o orçamento para o Ceará. Não sabemos quanto vamos ter para projeto”.

As famílias que estão ocupando o Incra são as mesmas que no dia 1º de maio ocuparam a avenida Bezerra de Menezes, em frente à sede da Secretária do Desenvolvimento Agrário. Após uma reunião com o governador Cid Gomes, os Sem Terra desocuparam a avenida e se dirigiram para o Incra.