Área pública grilada é reocupada por Sem Terra no Paraná

Cerca de 100 famílias do MST reocuparam na manhã de ontem, 24, o Sítio São Francisco
II, na rodovia do Café, a 15 km de Ponta Grossa. A fazenda de 230 hectares pertence à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mas estava sob posse do Tenente-Coronel Waldir Copetti Neves.

No dia 4 de maio, as 200 famílias Sem Terra acampadas no local, desde 2005, foram despejadas pela Polícia Militar, devido a mais uma decisão controvérsia do juiz Francisco Carlos Jorge, da 3° Vara Cível de Ponta Grossa, que concedeu reintegração de posse a Copetti Neves, mesmo ele sendo acusado de ser um “grileiro” de terras.

O juiz também decretou a prisão do comandante do primeiro batalhão de Ponta Grossa, Francisco Ferreira de Andrade Filho, e do comandante-geral da PM, Nemésio Xavier de França Filho, caso eles não realizassem o despejo das famílias Sem Terra.

O fato de um juiz conceder reintegração de posse a um suposto grileiro até hoje levanta dúvidas na região. Copetti Neves até hoje não conseguiu comprovar que é o legítimo proprietário da área. Além disso, ele preso no dia 06 de abril de 2005, na “Operação Março Branco” acusado de comandar uma organização criminosa que cometia violência contra agricultores Sem Terra, através da formação de milícias armadas.