MST lança seu 5° Congresso Nacional hoje em Pernambuco

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fará hoje, dia 25, em Pernambuco, a cerimônia de lançamento de seu 5° Congresso Nacional, que acontecerá em Brasília, de 11 a 14 de junho 2007. O lançamento do 5° Congresso Nacional do MST será às 19 horas no Sindicato dos Bancários.

Com lema Reforma Agrária, por Justiça Social e Soberania Popular, esse será o maior congresso da história do MST. São esperadas mais de 17.000 pessoas, entre militantes do MST e de outros movimentos sociais, apoiadores da luta pela Reforma Agrária, além de representantes de mais de 80 países.

O Congresso Nacional do MST acontece a cada cinco anos e é um espaço de formação política e integração dos militantes do MST, onde se discute as estratégias do Movimento para os próximos anos.

Histórico

O primeiro Congresso Nacional do MST aconteceu em 1985, um ano depois da criação do Movimento. O segundo foi em 1990, durante o governo de Fernando Collor de Mello, época em que se aprofundou a repressão ao MST. O governo Collor chegou a criar uma delegacia especializada para investigar o Movimento na Polícia Federal.

O II e o IV Congresso aconteceram na era Fernando Henrique Cardoso, governo que intensificou a criminalização dos movimentos sociais, em especial os de luta pela Reforma Agrária. A Medida Provisória que proíbe vistoria de terras ocupadas (MP 2.027-38), – e que hoje virou lei -, foi uma das medidas do governo FHC para coibir a ação dos movimentos de luta pela terra no país.