Chile: Mapuches exigirão seus direitos a ministros

Reconhecimento de seus direitos e erradicação da pobreza. Esses são os pontos expostos pelas mobilizações mapuches que serão tratados na reunião preparatória da Cúpula Ibero-americana, que reunirá ministros de diversos países e será realizada na cidade de Pucon, nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho de 2007. No dia 31, os indígenas realizarão um grande ato público para exigir seus direitos.

Segundo afirmam as comunidades Mapuche, é particularmente importante e oportuno que os ministros dos governos integrantes da 17ª Cúpula Ibero-americana conheçam a situação dos direitos humanos do povo Mapuche e dos povos indígenas do país.

“Fazemos um chamado às comunidades Mapuche para participar ativamente da mobilização que será realizada pelas ruas da cidade de Pucón na quinta-feira, 31 de maio de 2007, para expor ante os representantes de governos a situação política, econômica, cultural e jurídica dos Povos Indígenas do Chile”, afirmam em seu comunicado.

Um documento, com as principais reivindicações e denúncias, está sendo elaborado e será entregue aos ministros e demais representantes dos governos como forma de divulgar e alertar sobre a resistência do estado chileno “para reconhecer e proteger os direitos dos Povos Indígenas, situação que revela a incoerência do sistema democrático do país”.

Posicionamento definido

A nota incluirá um informe sobre as conseqüências nocivas das atividades das empresas florestais transnacionais que operam no território Mapuche e também acompanharão os textos das recomendações do Relator Especial das Nações Unidas, as recomendações do Comitê Internacional do Pacto de Direitos Econômicos Sociais e Culturais e as recomendações do Comitê Internacional do Pacto de Direitos Civis e Políticos adotados no último 26 de março sobre a situação dos direitos humanos dos povos indígenas.

As comunidades Mapuche apresentarão uma posição política muito crítica sobre as Cúpulas Ibero-americanas que foram realizadas pelos governos de 1992 em diante, em comemoração aos 500 anos, considerando que seus resultados não tiveram um impacto significativo a favor dos Povos e dos Povos Indígenas das Américas. Na realidade, foram feitas para estabelecer acordos econômicos multilaterais.

A mobilização tem por objeto pedir aos governos que cumpram com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), particularmente com a erradicação da pobreza, e que os povos indígenas tenham o reconhecimento dos direitos e liberdades fundamentais reunidos na Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, instrumentos que será submetido para consideração na Assembléia Geral das Nações Unidas entre os meses de setembro e dezembro de 2007 e no Projeto da Declaração Americana dos Direitos dos Povos Indígenas da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Fonte: Agência Adital