Desemprego no país atingiu o maior índice em abril deste ano

Gisele Barbieri
Radioagência NP

A taxa de desemprego em abril deste ano, chegou a 16,9% e o nível de trabalhadores ativos ficou relativamente estável, cerca de 0,2%. A análise foi feita pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As áreas metropolitanas analisadas foram São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e o Distrito Federal. O maior aumento foi verificado nos estados de Belo Horizonte, onde o índice subiu de 7% para 13,8%, e no Distrito Federal, com alta de 5,6%, ficando em cerca de 19%.

Lúcia Garcia, economista e técnica do Dieese, explica quais os fatores influenciaram neste aumento no índice do desemprego no país.

“O que tivemos neste mês foi uma geração insuficiente de postos de trabalho, para o número de entrantes no mercado. Típica dos primeiros meses do ano, onde é retomada a iniciativa de procura pelo trabalho e o nível de atividade econômica vai se aquecendo ao longo do ano”.

A pesquisa mostra que cerca de 100 mil pessoas entraram no mercado de trabalho no mês de abril. Lúcia aponta ainda a eliminação de ocupações no setor do comércio como um dos responsáveis por esta redução de postos de trabalho.

“O setor responsável pela contenção do emprego, foi o setor de comércio. Nós tivemos uma eliminação de meio por cento das ocupações no comércio e também um decréscimo em outros setores da atividade econômica, que não são cobertos pelos setores tradicionais. Emprego doméstico, pequenas atividades agrícolas.”

O contingente atual de desempregados no país, segundo a pesquisa, está estimado em 3.171 milhões de pessoas, 119 mil a mais que no mês anterior.