Cancioneiros apresentam espetáculo no 5º Congresso do MST

Dentro da programação do 5º Congresso Nacional do MST haverá a apresentação do espetáculo “Canções da Terra”. O projeto é uma iniciativa da Rede Cultural da Terra, com o objetivo de mostrar para os trabalhadores rurais e para a sociedade em geral, as realizações culturais componesas. O espetáculo será apresentado nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 20 horas, no Ginásio Nilson Nelson.

O espetáculo contará com a participação de 10 cancioneiros. Além de valorizar e incentivar a cultura camponesa brasileira, promovendo um intercambio entre os “campos” de norte a sul do Brasil, o espetáculo pretende servir de motivação para o estudo e o debate sobre o papel das manifestações culturais na formação dos trabalhadores rurais.

Muitos das manifestações artísticas brasileiras tiveram – e ainda estão tendo -, origem no meio rural. Surgem, basicamente, em função das festas populares, que ora seguem as tradições religiosas, ora comemoram as colheitas. E surgem também inspiradas no cotidiano da vida no campo, que é simples e sempre ligado à natureza.

No entanto, o meio rural brasileiro não faz parte do roteiro de mostra e apresentação das manifestações culturais produzidas nas cidades, mesmo daquelas que surgem ou não referenciadas no campo. No meio rural praticamente não existem espaços culturais para mostra de arte ou apresentações artísticas ligadas à música, teatro ou cinema. A população componesa acaba por não ter acesso a nossa cultura geral.

O espetáculo “Canções da Terra” faz parte da Mostra Nacional de Cultura Camponesa. O projeto Rede Cultural da Terra organiza atividades tais como oficinas de teatro, música e artes plásticas, exibição de filmes, realização de mostras e feiras culturais nas próprias áreas de assentamentos da Reforma Agrária de 23 estados do Brasil. Conta com a participação do Centro de Teatro do Oprimido (RJ) e a parceria com órgãos, como o Ministério da Cultura, a Caixa Econômica e a Petrobrás.