Conune deve reunir 10 mil estudantes em Brasília para debater educação

Prestes a celebrar 70 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza o seu 50º Congresso (Conune) na capital federal, entre os dias 4 e 8 de julho, com atividades concentradas na Universidade de Brasília (UnB). Maior encontro organizado da juventude brasileira e principal fórum de deliberação do movimento estudantil, o Conune vai eleger a nova diretoria definindo os rumos da entidade para os próximos dois anos.

Cerca de 10 mil jovens de todas as regiões do país irão participar do encontro. Entre eles, delegados (eleitos nas universidades) e observadores credenciados, além personalidades políticas e convidados. A programação do Conune inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais.

Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, o encontro será carregado de simbolismo: “O Congresso vem coroar as comemorações do nosso aniversário, com homenagens e atos públicos. Nesses 70 anos, o movimento estudantil foi além de sua conhecida atuação política e educacional se aproximou das principais bandeiras de lutas das mulheres, contra a homofobia, da luta anti-racista e pela democratização dos meios de comunicação”, afirma.

70 anos da UNE

O Congresso começa com uma sessão solene no Senado Federal, no dia 4 de julho, às 14 horas, em homenagem aos 70 anos da UNE, que serão comemorados no próximo dia 11 de agosto. Participarão ex-presidentes da UNE de diversas fases, além de ministros, deputados, senadores, autoridades do Distrito Federal, e personalidades artísticas e intelectuais.

No dia 7 de julho, acontece na UnB um ato político dos 70 anos da UNE com a presença de Irum Santana, um dos fundadores da entidade, e ex-líderes estudantis e familiares de estudantes desaparecidos durante o regime militar.

Universidade de Brasília

Após três edições seguidas na cidade de Goiânia (GO), o Congresso da UNE será realizado na capital federal. Além de ser o centro político do país, Brasília abriga uma instituição pública cheia de história com a educação brasileira e o movimento estudantil: a Universidade de Brasília (UnB), que em 2007 completa 45 anos.

A UnB foi idealizada pelos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. O projeto inicial previa a integração de Institutos Centrais e Faculdades. Entretanto, o sonho de uma universidade completamente inovadora foi abafado pela Ditadura Militar. As invasões ocorridas na UnB entre 1964 e 1968 esvaziaram o campus. De uma só vez, 209 professores (79% do total na época) pediram demissão em resposta às perseguições sofridas no regime.

Honestino Guimarães

A Universidade de Brasília é onde estudou um dos mais importantes líderes da luta estudantil brasileira. Honestino Guimarães foi presidente da UNE no momento mais difícil desses 70 anos da entidade. Isso aconteceu entre 1969 e 1973, durante o regime militar, quando o movimento estudantil estava completamente na ilegalidade e seus líderes eram perseguidos e presos pela ditadura. Honestino Guimarães foi preso em 1973 e é até hoje desaparecido político.

Durante o Congresso da UNE, haverá o lançamento de um filme sobre a história de Honestino, produzido pelo Instituto CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte) além de um ato político com a presença de familiares e ex-companheiros do estudante.

Fonte: Depto. de Comunicação UNE