Adiada marcha de abertura da 6ª Jornada de Agroecologia

Devido ao mal tempo a marcha de abertura da 6ª Jornada de Agroecologia , que começa nesta quarta-feira, dia 11, e vai até sábado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, foi adiada.

A abertura da Jornada será realizada às 14 horas, com a presença do diretor geral da Unioeste, do Campus de Cascavel, Alfredo Petrauski, representantes de delegações internacionais e organizações promotoras da Jornada de Agroecologia. Para as 19h30 está prevista primeira conferência sobre biodiversidade e soberania alimentar, com a sóciologa Moema Viezer.

Nesta quarta-feira, também será organizada a feira de sementes e produtos agroecológicos, que funcionará durante toda a jornada, em frente à Reitoria da Unioeste.

Com o lema “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar”, cerca de 20 movimentos sociais, entidades de agricultores e ONGs ligadas à agroecologia, realizam a Jornada de Agroecologia, pelo sexto ano consecutivo. O objetivo é construir um projeto popular e soberano, para a consolidação da agroecologia na agricultura brasileira.

A novidade desta edição é a realização de quase 80 atividades específicas, entre seminários temáticos e oficinas práticas, para troca de experiências e intercâmbios. Durante o Encontro estão previstas conferências com vários intelectuais como o teólogo Leonardo Boff; ex-bispo e candidato a presidente do Paraguai, Fernando Lugo; o membro da direção nacional do MST, João Pedro Stédile, entre outros.

Histórico

A Jornada de Agroecologia surgiu em 2002, com objetivo de implementar uma ação permanente e aglutinadora de articulações, em torno da proposta de Agricultura Camponesa Ecológica, baseada em uma “Terra Livre de Transgênicos e Sem agrotóxicos”.

O Encontro aponta para a construção de um projeto para o campo, baseado no desenvolvimento de um modelo sustentável de produção de alimentos, que respeite a dinâmica da natureza e contribua na diminuição dos efeitos do aquecimento global. O integrante da Via Campesina, José Maria Tardin, afirma que os camponeses e pequenos agricultores cobram do governo a implantação de uma política estrutural em torno da agroecologia.

Organização

A Jornada de Agroecologia é realizada em parceria entre a Via Campesina, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos pro Barragem (MAB), Movimento de Mulheres Camponeses (MMC), Escola Latino-Americana de Agroecologia, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP) e Terra de Direitos. E conta com apoio de vários movimentos sociais e entidades ligadas a agroecologia no Paraná.

PROGRAMAÇÃO
11 a 14 de julho de 2007 – UNIOESTE – Cascavel – Paraná – Brasil

11/07/07
– Credenciamento
– 10 h – Abertura
– Ato público na cidade de Cascavel
– Início da Feira de alimentos e sementes agroecológicas, que acontece durante toda Jornada
– 19:30 h – Conferência: “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Plantando Soberania Alimentar” com Frei Betto e Moema Viezer

12/07/07
MANHÃ
– Conferências: “Análise da Estratégia do Capital Transnacional para Dominar a Agricultura e suas Conseqüências” com João Pedro Stédile (MST)
– “Agronegócio e as Questões Ambientais dos Nossos Tempos” com Sebastião Pinheiro

TARDE
– Conferência: “A Estratégia e o Projeto para a Autonomia Camponesa” com José Maria Tardin
– 15:30h – “Seminários Temáticos”

NOITE
– Jornada Latino-Americana: “Análise Política da Luta e Resistência dos Povos da América Latina” com Prof. Nildo Ouriques

13/07/07
MANHÃ
– 8h30 – Ato Público com autoridades e entrega das propostas da 6ª Jornada de Agroecologia
– Conferência: “As Sementes e a Soberania Alimentar” com Egídio Brunetto
– Oficinas práticas: Apresentação e troca de experiências agroecológicas

TARDE
– 14h – Oficinas práticas: Apresentação e troca de experiências agroecológicas

NOITE
– Noite Cultural
Grupos Musicais: “Miran” e “Artistas Locais”

14/07/07
MANHÃ
– 9 h – Conferência: “Integração dos Povos: A Construção da Nossa América” com Fernando Lugo

“A Ética do Cuidado” com Leonardo Boff

– “Mística de Encerramento”
Plantio de mudas, troca de sementes e almoço festivo

Mais informações na página www.jornadadeagroecologia.com.br