Livro sobre Eldorado dos Carajás é tema de debate em São Paulo

O jornalista e escritor Eric Nepomuceno, autor do livro “O Massacre – Eldorado dos Carajás: uma história de impunidade” (Ed. Planeta), conversa na quarta-feira, dia 25, com o público de São Paulo sobre sua obra, um resgate do fatídico massacre de 19 trabalhadores rurais sem-terra ocorrido em 1996 no Pará.

O debate integra o projeto “Sempre um papo”, realizado semanalmente pelo SESC São Paulo. Segundo o autor, o livro refaz, em minúcias, o que foi a tarde do dia 17 de abril de 1996, que culminou no massacre dos sem-terra. “É a reconstituição mais ampla que foi feita até agora. Trata dos antecedentes da malfadada marcha do MST, conta de como a PM agiu, quem deu as ordens. Recria toda a tensão. Levanta hipóteses que ficaram de fora, ou foram tocadas apenas superficialmente, nas investigações policiais”.

Além disso, o livro mostra como vivem, hoje, os sobreviventes, nas terras que receberam do governo. E conta a história dos julgamentos – e da impunidade dos responsáveis. Há denúncias sobre possíveis mandantes, os desmandos da PM durante a ação, e são levantados indícios de execuções sumárias, disfarçadas de confronto. O livro, que chegou às livrarias na segunda quinzena de junho e terá o lançamento no Sempre um papo, ainda traz fotos inéditas de Sebastião Salgado, feitas no dia seguinte ao massacre.

Eric Nepomuceno nasceu em 1948. Publicou, entre outros, os livros de contos Coisas do mundo, A palavra nunca, 40 dólares e outras histórias e Quarta-feira. Tradutor de alguns dos mais importantes autores latino-americanos – Gabriel García Márquez, Juan Rulfo, Juan Carlos Onetti, Julio Cortázar, Eduardo Galeano -, tem livros publicados na Espanha, na Argentina e no México, além de participar em antologias em vários países.

O “Sempre um papo” começa às 19h30, no Teatro-Auditório da Unidade Provisória SESC Avenida Paulista (Av. Paulista, 119). A entrada é gratuita.