MST ocupa Fazenda da Barra em Ribeirão Preto, SP

Na manhã de hoje, 24, mais de 200 trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam a Fazenda da Barra II, no município de Ribeirão Preto, São Paulo. A mobilização contou com a participação de 20 jovens seminaristas que fazem estágio de vivência na região. A Fazenda da Barra II fica ao lado do assentamento Mário Lago, na Fazenda da Barra I, recentemente arrecadada para fins de Reforma Agrária.

A região de Ribeirão Preto tem presenciado o avanço predatório do agronegócio e da cana-de-açúcar e todas as suas implicações sociais e ambientais. Somente este ano, 16 cortadores de cana morreram de exaustão nas lavouras. As conseqüências para o meio ambiente também são desastrosas. Há evidências de plantação de cana junto a nascentes de rios, desmatamento e poluição atmosférica.

Apesar disso, cada vez mais terras são destinadas à plantação de cana e construção de usinas. O MST tem feito sistematicamente a denúncia dos prejuízos da monocultura da cana-de-açúcar e a ocupação da Fazenda Barra II faz parte da luta contra a implantação deste modelo. Atualmente, a área está arrendada para a Usina da Pedra e há inquérito contra a realização de queimadas e devastação ambiental.