Grupo de teatro do MST se apresenta em novo espaço da Companhia do Latão

O grupo de teatro do MST Filhos da Mãe… Terra faz no próximo domingo, dia 29, uma apresentação especial no Estúdio do Latão, novo espaço teatral da Companhia do Latão, que está sendo inaugurado nesse final de semana. A inauguração do novo espaço é parte das comemorações de dez anos da Companhia.

O grupo Filhos da Mãe… Terra é formado por artistas do MST do assentamento Carlos Lamarca, que fica em Sarapuí, interior de São Paulo. O trabalhão que será apresentado é “Fazendeiros e Posseiros”, baseado na peça de Horácios e Curiácios, de Bertold Brecht. Essa é a primeira realização de uma série de intercâmbios que o Estúdio do Latão pretende realizar com integrantes de movimentos sociais.

A Companhia do Latão é um dos mais importantes grupos do teatro brasileiro. Há um ano e meio que o grupo prepara essa comemoração, através da reunião de toda a memória literária, fotográfica e videográfica relativa ao trabalho. Esse conjunto de materiais deu origem a oito vídeo-documentários e três livros, dois dos quais serão publicados no segundo semestre pela Editora Cosac Naify.

A primeira mostra do material será lançada nesta semana junto com a abertura da nova sede da companhia, o Estúdio do Latão, um espaço destinado a atividades teatrais, cursos e projeções de vídeos. Na semana seguinte, as comemorações seguem com a temporada de “O Círculo de Giz Caucasiano” (Brecht) no TUSP, integrada a diversos cursos de teatro, música e produção cultural.

O Estúdio do Latão fica na Rua Harmonia, 931, próximo do metrô Vila Madalena, em São Paulo. A apresentação do grupo Filhos da Mãe… Terra será domingo, 29, às 18 horas.