Trabalhadores Sem Terra ocupam fazenda em Pedro Osório

Cerca de 200 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra voltaram a ocupar, na manhã de hoje, a Fazenda da Palma, no município de Pedro Osório (RS). A área tem cerca de 9 mil hectares e fica em frente à BR-116.

Os Sem Terra já montaram alguns barracos na fazenda e preparam a terra para iniciar uma horta e o plantio de cultivos de verão. As famílias estavam acampadas ao lado da área, em terreno cedido pelo Assentamento Novo Pedro Osório. No entanto, o local é pequeno, fazendo com que as famílias ficassem amontoadas.

O MST reivindica a desapropriação da Fazenda da Palma para assentar as famílias. “Não é justo 200 famílias viverem em condições precárias em um cantinho de terra há seis meses, enquanto uma única família tem 9 mil hectares e não produz nada dela”, diz Márcio, integrante do acampamento.

A Fazenda da Palma foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no mês de abril, mas até o momento não houve respostas. Esta é a terceira vez que o MST ocupa a área neste ano.