Audiência debate o conflito agrário em Pedro Osório (RS)

Na próxima quinta-feira, dia 9 de agosto, será realizada uma audiência pública no município de Pedro Osório, Rio Grande do Sul, para debater o conflito agrário que está instalado no município desde o início do ano. A audiência será presidida pelo desembargador e ouvidor público federal Gercino José da Silva Filho.

“Nossa expectativa é de nessa audiência a população e as autoridades compreendam que a solução do conflito só é possível com o avanço da Reforma Agrária na região”, explica Irma Ostroski, uma das lideranças do MST que acompanha o acampamento em Pedro Osório.

Desde fevereiro de 2007 cerca de 200 famílias da região sul estão acampadas em Pedro Osório e vêm sofrendo constantes ações de repressão. O MST reivindica a desapropriação da fazenda Palma, que tem aproximadamente nove mil hectares, onde poderiam ser assentadas cerca de 400 famílias.

Clima tenso

No início desta semana o clima voltou a ficar tenso no acampamento com a notícia de que nesta terça-feira, dia 7, a Brigada Militar pode cercar as famílias e destruir as hortas que foram construídas em uma pequena área da fazenda.

Segundo a coordenação do MST na região as hortas foram construídas para qualificar a alimentação, principalmente das crianças, uma vez que nas cestas básicas recebidas pelas famílias acampadas não há verduras. A preocupação das lideranças sem terra é porque das outras vezes que esteve na área a brigada militar agiu com muita truculência.

A audiência acontece às 10 horas.