PF prende madeireiros por roubo de madeira no Paraná

Durante ação realizada ontem, dia 8, a Polícia Federal do Paraná prendeu 23 pessoas ligadas a uma madeireira que praticava roubo de madeira no assentamento Contestado, no município da Lapa, a 70 km da capital Curitiba.

O corte ilegal de madeira era feito pela madeireira Camargo & Cordeira e transportado pela Transportadora Eunei, ambas da Lapa. Os responsáveis pela Camargo & Cordeiro aliciaram alguns assentados a assinar um “Termo de aceite para a venda da floresta de eucalipto do assentamento Contestado”, prometendo pagar até R$ 50.000,00, pelo corte, a cada família e garantido que a retirada da madeira era legal e permitida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Os assentados envolvidos na retirada da madeira fazem parte de um grupo minoritário e estavam agindo a revelia do movimento. O MST defende a biodiversidade e é o contra o corte ilegal de madeira e o desmatamento de florestas em assentamentos.

Com a ação da PF, o MST espera que os madeireiros responsáveis pelo roubo de madeira sejam punidos pela Justiça e que o Incra tome as medidas necessárias em relação aos assentados envolvidos no caso.