Plebiscito questiona privatização da Vale do Rio Doce

Há exatos dez anos, o governo brasileiro, representado na figura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), privatiza a segunda maior companhia estatal brasileira. A privatização da Companhia Vale do Rio Doce ficou na história por ter sido denunciada por irregularidades jurídicas na transação, além da desvalorização do preço da companhia, que foi vendida por 3,3 bilhões de reais, quando seu patrimônio à época estava avaliado em 40 bilhões de reais, existem denuncias de favorecimento de grupos durante a transação.

Hoje a Vale está sendo avaliada em cerca de 100 bilhões de dólares, patrimônio que deveria ser de todos os brasileiros. As denuncias de irregularidades motivaram mais de 100 ações populares na Justiça, 69 delas ainda estão em andamento. Uma pesquisa realizada esse ano pelo Instituto GPP – Planejamento e Pesquisa, mostrou que 50.3% dos brasileiros entrevistados são favoráveis a retomada da empresa pelo governo, enquanto apenas 28.8% mostraram-se contrários a reestatização da Vale.

Esse ano, entidades e movimentos sociais, sindical e estudantil – organizados na Assembléia Popular – articulam uma Campanha Nacional pela anulação do Leilão da Vale do Rio Doce. Em torno de 60 entidades em todo Brasil participam da organização da campanha que culminará em um plebiscito popular a ser realizado em todo o Brasil entre os dias 1° e 7 de setembro. O plebiscito acontece na semana da Pátria, ocasião em que também é realizado o Grito dos Excluídos que terá como lema “Isto não Vale – Queremos Participação no Destino da Nação”.

Abaixo disponibilizamos 4 (quatro) programas de rádio para serem baixados e veiculados nas rádios em todo o Brasil.

Programa 1 – Entrevista com Charles Trocate, membro da direção nacional do MST, sobre a organização e a importância do Plebiscito. Equipe de Produção: Ana Claudia Mielki – Danilo Augusto – Mércia Silveira. Tamanho: 2 MB. Tempo: 8’50’’. Sonoplastia: Adilson Oliveira e Jorge Mayer.

Programa 2 – Entrevista Luis Basségio, secretário continental do Grito dos Excluídos nas Américas, fala sobre as irregularidades no processo de privatização.Equipe de Produção: Danilo Augusto – Vinícius Mansur. Tamanho: 769 KB. Tempo: 3’16’’. Sonoplastia: Adilson Oliveira e Jorge Mayer.

Programa 3 – Entrevista com João Pedro Stedile da direção nacional do MST fala sobre como bens naturais brasileiros foram privatizados junto com a Vale. do Grito dos Excluídos. Equipe de Produção: Danilo Augusto – Juliano Domingues. Tamanho: 2.3 MB. Tempo: 4’57’’. Sonoplastia: Adilson Oliveira e Jorge Mayer.

Programa 4 – Spot da Campanha “A Vale É Nossa” Equipe de Produção: Campanha A Vale É Nossa. Tamanho: 717 KB. Tempo: 0’30’’.

Programa 5– Este programa será usado nas ruas para chamar o povo a participar do plebiscito. Nele também há informações sobre as perguntas do plebiscito.Equipe de Produção: Bia Pasqualino – Eduardo Sales de Lima. Tamanho: 871 KB. Tempo: 3’42’’. Sonoplastia: Adilson Oliveira e Jorge Mayer.