Estudantes e políticos protestam em frente ao Largo

Mesmo com as portas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) fechadas, estudantes ligados ao Centro Acadêmico XI de Agosto iniciaram protesto hoje pela manhã, em frente à instituição. Eles se manifestam contra a ação da Tropa de Choque da Polícia Militar,que na madrugada de quarta-feira invadiu a faculdade e retirou os estudantes que faziam uma manifestação pacífica pela Jornada Nacional em Defesa da Educação Pública.

Os deputados estaduais Raul Marcelo (PSOL) e Vicente Cândido (PT), além do deputado federal Ivan Valente (PSOL), participam do ato e discursarão para os alunos. Segundo os organizadores, há cerca de 50 pessoas na manifestação. Além de estudantes, também participam dos protestos movimentos sociais, como o MST.

As atividades no Largo do São Francisco foram suspensas nesta sexta-feira, 24, pelo diretor da instituição, João Grandino Rodas, por “motivos de segurança”. O ato estava marcado para a Sala dos Estudantes, dentro do prédio, mas foi impedido de acontecer ali por Rodas. Segundo ele, há risco de tumulto, já que policiais e estudantes dividem o mesmo espaço.

Uma base móvel da PM acompanha o protesto, organizado pela facção estudantil Fórum de Esquerda, que comanda a atual gestão do CA.