Assentados cobram plano de manejo do Incra

Cerca de 500 trabalhadores do assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçú, Paraná, estão mobilizados, desde ontem, dia 30, nas quatro entradas de acesso a área, para cobrar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná, solução em relação as famílias assentadas em áreas de reflorestamento.

Os assentados exigem a execução imediata do plano de manejo dos lotes com reflorestamento, liberando dois hectares para que as famílias possam produzir. Eles reclamam que já se passaram dois anos de criação do assentamento, mas até agora o Incra não aprensentou resolveu o problema, impedindo os agricultores de plantar nesses áreas.

A pauta de reivindicações também exige soluções em relação a assistência técnica, ás famílias excedentes do assentamento Celso Furtado, o assentamento das famílias acampadas na fazenda Três Elos, e liberação de crédito de investimento e infra-estrutura para o assentamento.

Os trabalhadores afirmam que vão manter o protesto até conseguir marcar uma audiência com o Incra, Instituto Ambiental do Paraná (Iap) e o Ministério Público, para solucionar a questão.