Militante do MST sofre ameaça de morte no PR

O militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Eron de Oliveira Brum, da Brigada Contestado, localizada em Bituruna, no sul do Paraná, foi ameaçado de morte neste domingo, dia 2.

Dois motoqueiros passaram horas rondando o assentamento Rondom III à procura do militante e avisaram a um assentado, que prefere não se identificar, que estavam ali “para matar Eron, pois ele está incomodando demais”. A ameaça foi registrada, em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Bituruna.

Os Sem Terra da região acreditam que a ameaça é uma reação as denúncias que o MST tem feito de vários crimes ambientais que vêm ocorrendo na região, especialmente na fazenda Palmital, em General Carneiro e em fazendas do governo do Estado, em Paula Freitas. O fortalecimento do movimento na região também vem desagradando diretamente políticos tradicionais ligados à bancada ruralista.

As denúncias também foram protocoladas no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas nada foi feito até o momento.