MST da Bahia comemora 20 anos de luta

No dia 7 de setembro de 1987, na fazenda 4045, município de Alcobaça, Bahia, teve início uma bela história de luta. A primeira ocupação marca o princípio da trajetória do MST no estado. O Movimento já vinha se construindo há pelo menos dois anos antes da ocupação por meio de reuniões entre trabalhadores rurais oriundos do movimento sindical, setores progressistas da Igreja e militantes orgânicos do movimento, vindo de outros estados.

As atividades de comemoração dos 20 anos acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no assentamento 4045, em Alcobaça. Uma grande marcha abrirá os trabalhos na sexta-feira pela manhã, e à tarde serão inaugurados uma praça e um monumento em homenagem aos 20 anos do movimento. A noite será marcada por uma programação cultural que inclui shows de Zé Geraldo e Gerry, entre outros. No sábado e domingo haverá Gincana, Festival de Música, Torneio de Futebol e outras atividades, além de troca de experiências, avaliações e apresentação de trabalhos sobre o movimento.

Em seus 20 anos de caminhada, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra colhe frutos de seu saudável plantio na Bahia. Preocupado com o a educação, o MST- BA realiza programas de alfabetização de jovens e adultos, por meio dos ensinos básico, fundamental e médio. O MST realiza uma série de cursos profissionalizantes em parceria com universidades, como os de Magistério, Técnico-Agrícola, Gestão de Assentamentos e Técnico Comunitário de Saúde, além de cursos superiores em Agronomia, Pedagogia da Terra e Letras da Terra.

Atualmente possui um Centro de Formação, o Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista, e se prepara para a construção de outro, com maior capacidade e estrutura. Em seus assentamentos e acampamentos, estimula a cultura popular, unindo capoeira, dança afro, samba de roda e percussão com modas de viola e canções camponesas.

A comemoração dos 20 anos inclui ainda a produção de um site, um vídeo-documentário, um livro e um arquivo histórico sobre MST-BA.

Mensagem da Direção Nacional ao MST na Bahia que completou 20 anos

Estimados companheiros e companheiras do MST da Bahia,

O MST de todo Brasil está de festas. Estamos comemorando vinte anos do inicio de nossas atividades em território baiano. Terra de tantas tradições de lutas de nosso povo. Desde os tempos coloniais, aonde nosso povo lutou pela liberdade, construiu quilombos e organizou diversas revoltas populares, como nossos saudosos Malês, que não se deixaram dominar pelo capital colonial-escravocrata.

Depois tivemos as gloriosas lutas com o nascimento do campesinato. E de novo em território baiano se registraram as melhores paginas de resistência com Canudos. “Canudos não se rendeu!” escreveria Euclides da Cunha, profetizando que as lutas camponesas voltariam.

E voltaram com mais força ainda, no século XX com advento do capitalismo industrial. Tivemos agora os camponeses se organizando como classe, e de novo, em território baiano, nasceu o primeiro sindicato de assalariados rurais, entre os proletários do cacau, na região sul. E mais tarde, se desenvolveram também as Ultabs e as Ligas camponesas.

Infelizmente a ditadura militar massacrou os movimentos camponeses daquela época.

Foi então, há vinte anos atrás, que renasceu, descendente de tantas lutas, de tanto sangue derramado, de tanto heroísmo coletivo, o nosso movimento. E Nasceu no berço da luta, não em reuniões palacianas ou de hotéis. Nasceu nas ocupações de terra.

Foi uma, duas, no inicio com muito sacrifício e muitas prisões, perseguições, preparadas, sempre na calada da noite. Depois se multiplicaram, e hoje temos milhares de companheiros e companheiras organizados em nosso movimento. Que construíram o MST, não como uma mera sigla mas como um verdadeiro instrumento de luta. O MST é um instrumento de luta. Ou não servirá para nada !

Muitos desafios ainda nos aguardam. Muitas barreiras precisamos derrubar, para construir a sonhada Reforma Agrária popular. Aonde não haja mais latifúndio, monopólio da terra, monocultivo de soja, eucalipto, cacau, pecuária.

Aonde a natureza seja utilizada para resolver os problemas do povo, produzindo comida, dando trabalho e dignidade para todos. Garantindo escola e conhecimento. Transformando o sem-terra, num dono de seu próprio destino, e construtor de uma nova sociedade.

Queria muito estar ai com vocês, para celebrar tantas lutas, algumas derrotas e muitas vitórias.
Infelizmente outros compromissos me obrigam a estar longe.Nosso movimento é uma grande obra coletiva, e certamente com a contribuição de cada um e de todos, encontraremos os difíceis caminhos da transformação de nossa sociedade.

Viva o MST
Viva a luta pela Reforma Agrária !
Viva o socialismo!

Um grande abraço,

João Pedro Stedile, em nome de todos os companheiros e companheiras da Direção Nacional do MST

Confira a Programação

Dia 7 de setembro

9 horas – Marcha com as Regionais e Mística
11 horas – Benção Ecumênica e Ato de Abertura
14 horas – Homenagens – Inauguração da Praça e Monumento
20 horas – Noite Cultural
22 horas – Show com Zé Geraldo e Gerry

Dia 8 de setembro

9 horas – Apresentação de Experiências
14 horas – Gincana e Início do Torneio de Futebol
20 horas – Léo Magalhães, Edgar Mão Branca

Dia 9 de setembro

8 horas – Torneio e Futebol
16 horas – Encerramento
Show com Bandas Regionais