Monocultura é tema da Romaria da Terra em SC

Raquel Casiraghi,
Agência Chasque

A monocultura do pínus e o avanço das multinacionais no setor da água são os temas da 20º Romaria da Terra e da Água, que ocorre neste domingo (9) em Correia Pinto, região serrana de Santa Catarina. As atividades iniciam às 9h da manhã no Assentamento Pátria Livre e prosseguem durante todo o dia. Na romaria, os participantes irão caminhar cerca de 2km. Depois, ocorrem apresentações culturais, degustação de alimentos e encerra com um ato ecumênico.

De acordo com Ivonete Moraes, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Santa Catarina, a estimativa é de que 10 mil pessoas participem da romaria deste ano. Os temas que tratam diretamente da realidade da população local, como o avanço da monocultura de pínus e a concentração de terras, chama a atenção do público. Além disso, a atividade propõe como alternativa a agricultura familiar, característica de Correia Pinto.

“Propor um projeto alternativo, que a gente propõe que seja uma agricultura familiar baseada na diversificação de produtos, na produção de alimentos saudáveis, ligada à preservação do meio ambiente e voltada para a vida das pessoas. Com esse projeto”, diz.

A romaria deste ano também conta com novidades. Além de ser organizada conjuntamente por trabalhadores urbanos e rurais, ela ainda traz a temática do índio, já que na região existem diversas aldeias. O lema desta 20ª edição, explica Ivonete, é baseado na palavra Karu, que siginifica “terra boa de viver”.

No ano passado, foi a única vez em 20 anos que a romaria não ocorreu, por questões de organização.