Produção de cana deve crescer 15% até março de 2008

RadioagênciaNP

A produção de cana-de-açúcar brasileira deve crescer 15% este ano em relação à safra anterior. A informação foi recentemente divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a Conab, até março de 2008, o Brasil terá colhido 547 milhões de toneladas de cana.

De acordo com a Companhia, a produção de etanol deve passar de 17 bilhões para aproximadamente 21 bilhões de litros, motivada principalmente pela grande demanda por álcool nos mercados interno e externo.

Para o engenheiro agrônomo e consultor Horácio Martins, o aumento que acontece principalmente no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro é preocupante devido aos problemas sociais que a expansão do plantio da cana pode criar.

“Vai haver uma grande demanda da força de trabalho, a jornada de trabalho vai aumentar por meio dos chamados índices de produtividade, que leva à estafa do trabalhador. O abuso do trabalho poderá acontecer de maneira mais forte, como a situação de trabalho escravo, o trabalho de menores e, mais do que isso, a destruição dos territórios camponeses, porque aonde se
expande cana-de-açúcar, não se desenvolve mais nada.”

Horácio adverte que além das situações perversas de trabalho desenvolvidas, a produção está nas mãos dos investidores estrangeiros.

“A exportação está nas mãos dos grandes grupos japoneses, americanos, vários capitais internacionais. Eles não estão somente se apropriando das terras, as usinas estão sendo compradas e implantas pelo capital estrangeiro”.