Beth Carvalho participa de plebiscito popular “A Vale é Nossa”

Na última quinta-feira, dia 6, a sambista Beth Carvalho deu o seu voto no Plebiscito Popular pela nulidade do leilão que em 1997, vendeu a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Com o voto, a cantora colocou seu apoio a todas as organizações que estão organizando esta campanha e a reafirmou a necessidade do povo brasileiro de se posicionar quanto aos rumos do país. “Tenho esperanças que esta questão da Vale será revertida. Estão vendendo tudo no nosso país”, disse.

O plebiscito foi realizado em todo o país entre os dias 1° e 9 de setembro. Além da questão sobre a Vale do Rio Doce, o plebiscito também suscitou o debate sobre privatizações, sobre o preço da energia, a retirada de direitos dos trabalhadores por meio da reforma da previdência e sobre o pagamento das dívidas interna e externa. Alguns estados ainda estão realizando a contagem dos votos.

Há cerca de seis meses, mais de 62 organizações populares, como a CNBB, ST, movimentos populares, sindicais e estudantis vêm discutindo o processo de privatização do patrimônio público brasileiro, cujo principal estandarte é a venda da CVRD. O plebiscito popular vai aproveitar o questionamento da legitimidade da privatização da CVRD para consultar a população sobre outros três temas: Reforma da Previdência, pagamento dos juros da dívida e o preço abusivo da energia elétrica – temas também relacionados à questão da soberania.

A realização do plebiscito aconteceu em articulação junto ao 13º Grito dos Excluídos, que acontece em todo dia 7 de Setembro, como forma de protestar contra as injustiças sociais que ainda assolam o país. O tema do Grito desse ano foi “Isto não Vale: Queremos Participação no Destino da Nação”.