Cooperbio e Petrobras entregam pedido de licença-prévia para Fepam

Técnicos da Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio) e da Petrobras protocolam nesta terça (11), às 10 horas, pedido de licença-prévia na Fepam para construção de um complexo agroindustrial em Palmeira das Missões, região Norte do RS. A área requisitada tem 35 hectares. Destes, 15 hectares seriam utilizados para a construção de uma unidade de biodiesel e, os outros 20, para a construção de uma unidade de produção de óleo vegetal.

A licença prévia é o primeiro passo para que a Cooperbio inicie a produção de biodiesel e óleo vegetal na região em 2009. Atualmente, a cooperativa produz álcool. Os técnicos estimam que a Cooperbio produza 50 mil toneladas ao ano de biodiesel e 600 toneladas ao dia de óleo vegetal. A matéria-prima dos agrocombustíveis virá da canola, soja, mamona, pinhão-manso, tungue, linhaça e amendoim.

O diferencial da Cooperbio está no fato de que os agricultores familiares da região irão participar de toda a cadeia produtiva do agrocombustível, desde o plantio até a produção e a comercialização. O projeto da cooperativa envolve 63 municípios, com a participação de cerca de 58 mil famílias de pequenos agricultores.