Trabalhadores Sem Terra ocupam Fazenda da Embrapa

Dando continuidade a luta pela Reforma Agrária, cerca de 200 famílias de agricultores Sem Terra ocuparam, nesta madrugada, uma área de 1500 hectares no município de Caçador no planalto catarinense. A Fazenda está localizada na comunidade de Caixa D’água, a 6 km da cidade, e é administrada atualmente pela Empresa de Pesquisa Agro Pecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que utiliza parte da área como centro de pesquisa de culturas frutíferas.

Cedida pela Embrapa em contrato com a Epagri, grande parte da área está arrendada para granjeiros da região, que chegaram a colher 12 mil sacas de milho. Os Sem Terra reivindicam, para fins de reforma agrária, as terras que estão sendo arrendadas, da mesma forma que se propõem a realizar parcerias com a Epagri.

Na década de 50, a Embrapa utilizou essas terras para desenvolver pesquisas de variedades de trigo, objetivando a produção do cereal, que é base da alimentação do povo brasileiro.

Segundo lideranças do MST, apenas 70% das estruturas, dez casas a vários barracões com laboratórios de pesquisa, estão sendo utilizadas e existem indícios de crime ambiental. Além dos experimentos de árvores frutíferas, a Epagri faz também, experiências com eucalipto japonês e plantação de pinus. A ocupação é pacífica e os funcionários estão entrando e saindo normalmente do local.