Sem Terra protestam nas Missões e no Vale dos Sinos (RS)

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participam de manifestações na tarde de hoje, 19, na região das Missões e no Vale dos Sinos. Em Santo Ângelo, às 14 horas, os 600 Sem Terra integraram a caminhada dos bancários da cidade, que buscam pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que negocie reajuste salarial com a categoria. O MST chama a atenção para a negociação das dívidas da pequena propriedade, entre eles de famílias assentadas, que ainda está sendo negociada com o governo federal.

Às 16 horas as famílias Sem Terra participam de um ato público na Praça Central de Santo Ângelo em apoio à reforma agrária. No ato, estarão presentes parlamentares locais, o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Debacco Loureiro, e sindicatos apoiadores. Os sem terra que estão na cidade integram a marcha do MST em direção à Fazenda Coqueiros, no Norte do RS. As famílias saíram em marcha de Bossoroca, na semana passada, e já passaram por São Luiz Gonzaga. Elas devem permanecer em Santo Ângelo até o final do feriadão de 20 de setembro.

Em São Leopoldo, os 500 marchantes do MST que estão na cidade desde terça-feira, dia 18, protestam junto com o Cpers Sindicato em frente à Coordenadoria Regional da Educação. Cerca de mil pessoas devem estar na manifestação contra o sucateamento da educação pública gaúcha e o processo de enturmação promovido pelo governo estadual. O ato, teve início às 14 horas e conta ainda com professores, grêmios estudantis, Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM), cooperativas habitacionais locais.