MST lança vídeo documentário sobre o 5° Congresso Nacional

Na tarde do próximo sábado, dia 22, o MST lança o vídeo-documentário “Lutar Sempre! – 5°Congresso Nacional do MST”. O vídeo de 30 minutos pretende ir além do registro daquele que foi considerado o maior congresso de camponeses da história na América Latina, tendo como objetivo ser um material que contribua para o debate sobre a questão da propriedade da terra e a Reforma Agrária no Brasil. O lançamento será as 15 horas na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, SP.

“Lutar Sempre! – 5° Congresso Nacional do MST” é fruto de uma construção coletiva que se deu a partir de um curso de formação de militantes do MST e da Via Campesina nas áreas de cultura e comunicação. Todo o processo de preparação, discussão e, posteriormente, de edição foi realizado no Ponto de Cultura da Escola Nacional Florestan Fernandes.

O 5° Congresso foi uma marco na história do MST, reunindo em Brasília, entre os dias 11 e 16 de junho, cerca de 18 mil militantes, trabalhadores rurais e convidados. Além dos brasileiros, o Congresso também reuniu uma delegação com mais de 180 delegados internacionais.

O lançamento do vídeo acontecerá durante a inauguração do Auditório da ENFF, que receberá o nome de Patativa do Assaré, em homenagem ao um dos maiores poetas nordestinos do século 20.

Programação

15:00 – Abertura
15:30 – Conferência: “O papel da arte e da cultura no processo de formação da consciência” com: Prof. Dr. Luiz Ricardo Leitão e Profª. Silvia Adoue
16:30 – Fala inaugural: “O Legado de Patativa do Assaré para o MST”
17:00 – Lançamento do vídeo-documentário “Lutar Sempre! – 5° Congresso Nacional do MST”
Após a Inauguração do Auditório convidamos a todos e todas para uma “Noite Sertaneja” com comidas típicas e músicas nordestinas.