MST protesta contra política econômica em frente ao Ministério da Fazenda

Cerca de 1.000 Trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de várias regiões do Paraná, realizam protesto contra a política econômica do governo federal, em frente ao Ministério da Fazenda do Estado, em Curitiba. A mobilização começou às 15 horas.

Os trabalhadores denunciam a atual política econômica adotada pelo governo federal, em relação a agricultura, que vem atuando em defesa do agronegócio e do latifúndio, e abandonando a agricultura camponesa, a própria sorte. A contradição é clara, ao comprar a liberação de recursos para os dois setores. Na safra 2006/2007, enquanto o governo repassou R$ 50 bilhões para o agronegócio, a agricultura camponesa recebeu R$ 10 bilhões.

O MST também cobra do governo federal o assentamento das 150 mil famílias do MST acampadas em todo país, que vivem em condições precárias. A atividade faz parte de Jornada Nacional de luta, que acontece durante a semana em todo país, em protesto contra a paralisação da Reforma Agrária.

Paraná

No Estado, os Sem Terra também querem o assentamento das 9.000 famílias acampadas, infra-estrutura e liberação de créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para os assentamentos, assistência técnica, recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para as escolas do MST, além de um programa para construção de agroindústrias, e o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como forma de pressionar o governo federal na agilidade do processo de Reforma Agrária, os 1.000 trabalhadores do MST vão permanecer acampados em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por tempo indeterminado.

Programação

Amanhã, 26, durante todo o dia, está prevista uma audiência com a Superitendência Regional do Incra, para discutir os problemas da falta de infra-estrutura nos assentamentos de reforma agrária, como: energia elétrica, estradas, entre outros.

No decorrer da semana vão ocorrer audiências com representes da Conab e outros órgãos governamentais, para discutir a pauta de reivindicações do MST. Os Trabalhadores chegaram em Curitiba, na madrugada de hoje, 25, e se concentraram no Parque Barigui. As 9h saíram em marcha pela avenida Silva Jardim, sentido centro, até o prédio do Incra.