No Paraná, Sem Terrinha se mobilizam “Por Escola Terra e Dignidade”

Na semana da criança, cerca de 1.500 Sem Terrinha do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizam o 7° Encontro Estadual no Paraná, com o tema “Por Escola, Terra e Dignidade!”. A mobilização acontece de 10 a 12 de outubro, na chácara do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus), em Curitiba.

Durante os três dias de atividades na capital, as crianças de 7 a 12 anos, filhos de assentados e acampados do MST no estado, farão estudos sobre os seus direitos, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); participam de oficinas com temas, ambientais, sociais e culturais; apresentações culturais e troca de experiências.

No dia 11, a partir das 8h, os Sem Terrinha realizam uma marcha pelo centro de Curitiba, “Por Escola, Terra e Dignidade!”. A caminhada terá início no Palácio Iguaçu e segue em direção a Praça Santos Andrade, onde as crianças encerram o ato com uma “Ciranda Pelos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Os Sem Terrinha também farão negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Educação do Paraná (SEED), para cobrar o assentamento das 8 mil famílias acampadas no Estado e escolas nas áreas de reforma agrária.

Ao longo dos seus 23 anos, o MST luta por Educação do Campo, voltada para a realidade das famílias que vivem na terra e por escolas dentro dos assentamentos e acampamentos, para que as crianças, jovens e adultos não sejam obrigados a se deslocar até as cidades para ter acesso à educação.

Programação

10/10/07 – Quarta-feira

-10h – Ato de Abertura
-14h – Estudo sobre Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
-17h- Preparação para Negociações
-19h30 – Cinema Infantil
– 22h30 – Roda de Contos – para dormir

11/10/07 – Quinta-feira

– 8h – Marcha no Centro Cívico: Por Escola Terra e Dignidade!
– 9h – Ciranda Pelos Direito das Criança e do Adolescente – Praça Santos Andrade
– 10h30 – Negociações com Incra e SEED, e visita ao Conselho Estadual de
Educação (CEE)
-14h – Exibição de peças infantil – Teatro Guairá
– 20h30 – Teatro do MST
– 22h30 – Roda de Contos – para dormir

12/10/07 – Sexta-feira
– 8h – Visita ao Zoológico de Curitiba
– 14h – Festa Dia da Criança/Encerramento
– 16h30- Retorno às regiões