Ato em Brasília pede transparência nas concessões de radiodifusão

No último domingo, dia 28, as entidades formadoras da Rede pela Democratização da Comunicação do DF (RDC) realizaram um ato político-cultural pedindo democracia e transparência nas concessões de rádio e TV. Grupos culturais de Brasília participaram do evento, que começou ao meio dia em frente à Torre de TV.

A idéia é prosseguir com a Campanha “Concessão de Rádio e TV: quem manda é você”. A abertura da Campanha em Brasília aconteceu no dia 4 de outubro, com um ato teatral em frente ao Ministério das Comunicações. Já no dia seguinte, quando venceram as concessões das emissoras próprias e afiliadas da TV Globo, Bandeirantes, Record e CNT/Gazeta, outras capitais brasileiras se manifestaram contra o atual modelo de concessões e outorgas de TV e Rádio do Brasil.

“Em vez de mostrar a diversidade deste País continental e colocar em debate público os grandes problemas da Nação, o que se vê é a presença quase exclusiva de entretenimento e programação de baixa qualidade com o objetivo exclusivo de obtenção do lucro e não de informar e mostrar os vários pontos de vista sobre os grandes temas em questão”, explica o documento da RDC.

O ato fecha as atividades da Semana pela Democratização do DF. A semana teve inicio com o seminário “Questão Agrária e Mídia”, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos dias 20 e 21 e ainda permanece com atividades em Brasília questionando a falta de democracia na comunicação brasileira.