Frades Capuchinhos lançam nota em apoio à marcha do MST

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, que vem há muitos anos apoiando a luta pela Reforma Agrária, lançou nota pública na quinta-feira, dia 25, em apoio a marcha o MST no sul. Dois frades que fazem parte da Ordem acompanham a marcha no estado. A nota pública foi deliberada pelo Conselho Pastoral da Ordem e encaminhada pelo Serviço de Justiça, Paz e Ecologia (Sejupe). Leia abaixo a nota:

NOTA DE APOIO À MARCHA DOS SEM TERRA E À LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA

Com o apoio do Conselho de Pastoral da Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, o SEJUPE (Serviço de Justiça, Paz e Ecologia) vem manifestar seu apoio e solidariedade à Marcha dos Sem Terra que, desde o dia 11 de setembro, segue com três colunas para o município de Coqueiros do Sul, onde está localizada a Fazenda Guerra.

Entendemos a atitude do Movimento dos Sem Terra que, por meio desta Marcha, quer dialogar com a sociedade, denunciando uma situação de injustiça; cobrar dos governos, federal e estadual, o cumprimento da Constituição e de seus próprios planos de governo com relação a Reforma Agrária. Sabemos que ninguém melhor que as instituições governamentais conhecem o tamanho do latifúndio descumpridor da função social da propriedade e a enorme quantidade de famílias desprovidas do direito à terra, do trabalho, do alimento e do desenvolvimento humano.

Com este manifesto de solidariedade à Marcha, queremos também referendar nosso apoio à causa da Reforma Agrária, que, além de ser uma questão de justiça e inclusão social é também uma alternativa para o desenvolvimento sustentável.

Apoiamos a justa e necessária Marcha das famílias trabalhadoras Sem Terra em busca de pão e vida digna, e rogamos que Deus as abençoe nesta luta.

SEJUPE – Serviço de Justiça, Paz e Ecologia
Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul
www.capuchinhosrs.org.br/sejupe
[email protected]

Caxias do Sul, 25 de outubro de 2007.