França suspende produção comercial de transgênicos

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, suspendeu a produção comercial de transgênicos. “Em respeito ao princípio da precaução, pretendo que a produção comercial de transgênicos seja suspensa. Esta situação mantém-se até a conclusão duma peritagem, a ser conduzida por uma nova instância que será criada antes do fim do ano”, declarou Sarkozy no evento Grenelle de l’Environnement, em Paris.

“A verdade é que temos dúvidas sobre o interesse atual dos organismos geneticamente modificados (OGMs), temos dúvidas sobre o controle da disseminação, e temos dúvidas sobre os benefícios sanitários e ambientais dos transgênicos”, acrescentou o presidente francês.

O presidente pediu, ainda, ao ministro da Agricultura, Michel Barnier, “que proponha, no prazo de um ano, um plano para reduzir em 50% o uso dos pesticidas, cuja periculosidade é conhecida, se possível dentro dos próximos dez anos”.

As medidas divulgadas após uma mesa redonda de dois dias, que reuniu em Paris ecologistas, sindicatos, entidades patronais, comunidades locais e o Governo, pretendem fazer “uma revolução ecológica” na França, afetando setores como os transportes, energia, habitação, agricultura, fiscalização e comércio. Os sindicatos dos agricultores mostraram-se satisfeitos pela redução prometida dos pesticidas e pela expansão da agricultura biológica.