Sem Terra protestam na sede da Syngenta em Paulínia, SP

Na manhã de hoje, dia 1° de novembro, cerca de 100 trabalhadores rurais e urbanos se reuniram para uma manifestação na sede da empresa Syngenta Seeds em Paulínia, região de Campinas, São Paulo. O objetivo do ato foi protestar contra o assassinato do Sem Terra Valmir Mota de Oliveira, o Keno, no Paraná.

Os Sem Terra chegaram à sede da empresa às 7 horas da manhã e impediram a entrada dos funcionários. O protesto contou com a participação de representantes do sindicato dos químicos e de outros sindicatos da região.

Na tarde da última terça-feira, dia 30, mais de 200 trabalhadores rurais Sem Terra da região de Ribeirão Preto fizeram um protesto em frente ao prédio que abriga o escritório da empresa multinacional Syngenta Seeds, ao lado do Ribeirão Shopping. Durante o protesto, os Sem Terra tingiram de vermelho a água de uma fonte [foto] em frente ao edifício, simbolizando o sangue de Keno e de outras vítimas da violência do agronegócio contra trabalhadores. O ato terminou às 16h.

Keno foi assassinado em 21 de outubro por pistoleiros de uma milícia armada contratada pela Syngenta, após uma ocupação em área da empresa no município de Santa Tereza do Oeste, Paraná. Outros seis integrantes do MST e da Via Campesina foram feridos no ataque e estão hospitalizados.