Enciclopédia sobre a história da América Latina ganha Prêmio Jabuti

A Latinoamericana – Enciclopédia contemporânea da América Latina e Caribe recebeu, na noite de quarta-feira, dia 31, em São Paulo, o prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção do ano, em uma cerimônia que reuniu cerca de mil pessoas. O Jabuti de melhor livro de ficção do ano foi para “Resmungos”, de Ferreira Gullar. O prêmio Jabuti, que tem a curadoria de José Goldfarb, é dos mais antigos em atividade no Brasil.

Publicada pela Boitempo Editorial e coordenada por Emir Sader, Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, a Latinoamericana tem cerca de 1400 páginas e quase mil verbetes sobre uma ampla diversidade de assuntos que procuram resgatar a América Latina em sua dimensão histórica e cultural. Os temas vão da política à gastronomia, da literatura ao esporte, tratando da história da América Latina e do Caribe a partir de 1950, embora em seus verbetes haja referências históricas anteriores.

A produção da Enciclopédia contou com o trabalho de 120 colaboradores de muitos países, como Ana Esther Ceceña, Atilio Boron, Flávio Wolf de Aguiar, Francisco de Oliveira, Gian-Carlo Delgado Ramos, Gilberto Maringoni, Marcel Gomes, Marcio Pochmann, Pablo Gentili, Ricardo Antunes. No seu Conselho Consultivo estão Boaventura de Souza Santos, Eduardo Galeano, István Mezsáros, Marilena Chauí, Michael Löwy e Pablo González Casanova.

Além dos 980 verbetes, escritos por autores de mais de 20 países, o livro traz ainda 1.040 fotos, 95 mapas e 136 tabelas, 21 gráficos e fichas com dados gerais sobre cada país da região, concentrando-se nos últimos 50 anos da história da América Latina e Caribe. Trata-se de uma obra indispensável para quem quiser conhecer a história da região.