Na Espanha, movimentos sociais encaminham nota à Syngenta

O assassinato do trabalhador rural Valmir Mota de Oliveira (Keno), de 34 anos, está repercutindo e causando indignação em vários países. Na Espanha, um grupo de miltantes de movimentos sociais e amigos do MST encaminhou no dia 22 de outubro, uma nota à direção da Syngenta Seeds no país.

Além de relatarem a ação criminosa da milícia contratada pela multinacional para retirar de sua área os militantes da Via Campesina, a nota também questiona o fato de a Syngenta fazer experimentos ilegais no local. A área de experimentos fica a menos de 6 quilometros da Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, quando a lei exige 10 quilometros de distãncia. Além disso, no local a Syngenta tem realizado experimentos com organismos geneticmante modificados.

A nota termina com as entidades exigindo o fechamento imediato do campo de experimentos ilegais e a responsabilização da empresa pelo assassinato de Keno. Leia abaxio a nota na íntegra.

Nota à Syngenta – Espanha

A:
Dominique Marquet
Delegada de Vendas de Milho e Girasol
SYNGENTA SEDS
C/Balmes 117, 5º andar
08008 BARCELONA
Fax 934040492

Barcelona 22 de 0utubro de 2007

Señora,

Colocamo-nos em contato com você como responsável da empresa Syngenta Seed em Barcelona, a fim de expor nossa mais enérgica denúncia contra o terrivel assassinato a queima-roupa de Valmir Mota, Trabalhador Sem Terra, membro da Via Campesina Brasil. Durante o ataque levado a cabo por milicias armadas privadas, por ordem de sua empresa, resultaram feridos muito gravemente 6 pessoas mais.

O massacre se produziu no campo experimentas que sua empresa tem em Santa Teresa do Oeste, Paraná. As atividades ali desenvolvidas são totalmente ilegais, dado que se cultiuvam sementes trangênicas de milho e soja, quando a zona foiu declarada livre de transgênicos pelo governo estadual. Isto provocou que trabalhadores rurais ocupassem a área a fim de denunciar esta ilegalidade e solicitar que a mesma se converta num centro de agroecologia e recuperação de sementes autótones.

Enquanto pessoas e entidades que lutamos pelo Direito à Vida, a Alimentação, o Meio Ambiente e a Soberania Alimentar, entendidos como Direitos Humanos Fundamentais, EXIGIMOS a responsabilidade de Syngenta Seed perante este massacre, o fechamento de forma imediata do campo experimenta e a saida da empresa de Santa Teresa do Oeste, assim como a entrega da área para uso de reforma agrária, tão necessária e desejada em Brasil.

Comité de Suport MST BARCELONA (Comité de Suporte ao MST – Barcelona)
Comité de Apoyo MST – MADRID (Comite de Apoio ao MST – Madri)
Ermuko Komite Internazionalistak (Ermuko Comité Internacionalista)
Gernikatik Mundura EUSKADI (Gernikatik Mundura – Euskal)
ARAGUAIA- amb el Bisbe Casaldàliga (ARAGUAIA – Com o Bispo Casaldáliga)
XARXA CONSUM SOLIDARI (Rede de Consumo Solidário – Catalunha)
JUSTICIA I PAU (Justiça e Paz – Catalunha)
ASSEMBLEA PAGESA (Assembleia Pagesa – Produtora Alimenticia Geral Espanhola S.A.)
Pollastres l la Kresta (Aviários Ecológicos La Kresta)
Col•lectiu a les trinxeres (Coletivo às trincheiras)

Clique aqui para ler outras notas de solidariedade ao MST e/ou de repúdio a Syngente Seeds