União Européia quer proibir venda de sementes de milho transgênico

Autoridades da área do meio ambiente da União Européia (UE) determinaram que dois tipos de milho transgênico podem prejudicar borboletas, prejudicar cadeias alimentares e atrapalhar a vida nos rios e córregos. As autoridades propuseram uma proibição à venda de sementes, que são produzidas pela unidade DuPont Pioneer, da EI DuPont de Nemours & Co., pela unidade Dow Agrosciences, da Dow Chemical Co., e pela Syngenta Ag, segundo reportagem de hoje do jornal The New York Times.

As decisões preliminares estão circulando dentro da Comissão Européia, que tem a decisão final. Segundo o jornal, o comissário do Meio Ambiente, Stavros Dimas, argumenta que o milho transgênico afeta certas espécies de borboletas, especialmente a borboleta monarca, e outros insetos benéficos.

Na decisão, no que diz respeito às sementes de milho produzidas pela Dow e pela Pioneer, Dimas citou “dano potencial irreversível ao meio ambiente”, e na decisão sobre o produto da Syngenta, ele alertou: “o nível de risco gerado pelo cultivo desse produto no meio ambiente é inaceitável.” As informações são da Dow Jones.

Fonte: Deise Vieira, de Nova Iorque