Paraná tem a maior bancada ruralista na Câmara

Solange Engelmann,
da Agência Chasque

O Paraná é o estado que mais tem deputados federais que integram a chamada bancada ruralista da Câmara Federal. Juntamente com Minas Gerais, o estado sulista possui 16 deputados dos 116 que integram o grupo. Todos eles pertencem ao Partido Republicano (PR), ao DEM, PSDB, PPS, PP e PMDB. Entre os parlamentares, estão fortes referências do agronegócio do Estado, como Abelardo Lupion (DEM) e Odílio Balbinotti (PMDB).

De acordo com levantamento do Instituto de Estudos Socioeconomicos (INESC), a bancada ruralista é o maior grupo de interesse que existe no Congresso Nacional. O que esses deputados têm em comum é que afirmam que a reforma agrária é um desperdício de recursos. Tratam também a agricultura familiar como uma economia de susbsistência sem função comercial.

As afirmações do INESC se refletem nas referências do agronegócio paranaense. Lupion foi o relator da CPMI da Terra, que aprovou documento considerando ocupações de terras realizadas por organizações civis como atos hediondos e terroristas. Já Balbinotti foi forte indicado para assumir o Ministério da Agricultura em Março deste ano, no lugar de Roberto Rodrigues. No entanto, seu nome encontrou forte resistência devido a denúncias que estão sendo investigadas no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a negativa de Balbinotti, Reinhold Stephanes assumiu a pasta.

Para as organizações de Direitos Humanos, o mais recente caso ocorrido no Paraná, atribuído ao agronegócio foi o assassinato do trabalhador Valmir Mota de Oliveira durante ocupação de terra na área da multinacional Syngenta Seeds, em Santa Tereza do Oeste. No último dia 21 de Outubro, uma milícia armada atacou um grupo de camponeses, deixando o agricultor morto e mais cinco pessoas gravemente feridas.