Relatório faz balanço sobre direitos humanos no Brasil em 2007

Resultado do trabalho de pesquisa de 28 organizações ligadas à defesa dos direitos humanos, o Relatório Direitos Humanos no Brasil 2007 é organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e traz um panorama sobre as violações de direitos humanos no Brasil este ano. O lançamento acontece no dia 6 de dezembro, às 11h, na Ação Educativa, em São Paulo, com uma entrevista coletiva para a imprensa nacional e internacional. No dia 11 de dezembro, às 19h, o livro será lançado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Praia Vermelha), dentro do Seminário Direitos Humanos: Releituras e Desafios.

O primeiro capítulo, intitulado “Direitos humanos no meio rural”, contém dados sobre a violência no campo e um balanço sobre a política agrária no Governo Lula. Também trata do agronegócio e sua ligação com a violação dos direitos humanos, além de trazer uma análise sobre o trabalho escravo no país, a situação dos trabalhadores no corte de cana no interior de São Paulo, das comunidades quuilombolas no Brasil, as violências contra os povos indígenas, a situação do sertão baiano com a extração de urânio em Caetité, entre outras informações.

A segunda parte tem como tema “Direitos humanos no meio urbano”. Os textos abordam problemas como a segurança pública no estado do Rio de Janeiro, a situação dos migrantes bolivianos, dados sobre moradia e o tráfico de pessoas no Brasil.

O relatório enfoca, em seu terceiro capítulo, dados sobre o direito à educação e o direito à alimentação; a situação da mulher; e uma análise sobre política e o desenvolvimento no contexto da Amazônia.

As políticas internacionais e os direitos humanos são os destaques do último capítulo do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2007. Estão ali análises sobre o endividamento público interno e externo e o impedimento à satisfação dos direitos humanos, e a atuação das tropas da ONU e as violações de direitos humanos no Haiti.

Com prefácio de Plínio de Arruda Sampaio, advogado e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), e organizada pelas jornalistas Evanize Sydow e Maria Luisa Mendonça, com fotos de João Ripper, a obra é publicada em português e inglês, e composta por artigos de
Alessandro Molon, Antônio Canuto, Aton Fon Filho, Cecília MacDowell Santos, Douglas Elias Belchior, Evanize Sydow, Gabriel B. Fernandes, Jelson Oliveira, José Juliano de Carvalho Filho, Leandro Gaspar Scalabrin, Lindomar Silva, Luciane Udovic, Luiz Bassegio, Marcia Anita Sprandel, Mariângela Graciano, Maria Lúcia Fatorelli Carneiro, Maria Luisa Mendonça, Marluce Melo, Nelson Saule Júnior, Patricia de Menezes Cardoso, Paulo César Pedrini, Paulo Maldos, Ricardo Rezende Figueira, Roberto Malvezzi, Roberto Rainha, Sérgio Haddad, Suzana Angélica Paim Figuerêdo, Suzana Keniger Lisboa e Zoraide Villasboas.