Alerta sobre desmatamento fazem parte de Conferência sobre o clima

Juliano Domimgues,
da Radioagência NP

A combinação de secas, queimadas e mudanças climáticas pode fazer com que a floresta amazônica se transforme em cerrado em um prazo de 20 anos. O diagnóstico foi apresentado nesta quinta-feira, dia 6, durante a 13ª Conferência das Partes sobre o Clima, que acontece em Bali, Indonésia.

Especialistas presentes na Conferência ressaltaram que os atuais cenários de desmatamento impulsionados pela exploração da floresta, principalmente por meio da pecuária, podem levar à destruição de 60% da vegetação até 2030.

O desmatamento está relacionado diretamente com o aquecimento global. O ciclo de vida da floresta amazônica e, principalmente o crescimento das árvores, é responsável pela captação do gás carbônico existente na atmosfera que é um dos principais causadores do efeito estufa.

De acordo com a Organização Não-Governamental (ONG) WWF, a destruição de 60% da floresta jogaria até 25 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa na atmosfera.

As discussões que ocorrem em Bali preocupam os especialistas em meio ambiente. Os países envolvidos encaram o aquecimento global sobre um viés econômico que prioriza apenas os lucros obtidos com a preservação das florestas.

O Brasil apresentou uma proposta alternativa que defende a criação de um fundo monetário voluntário para garantir incentivos aos países que conseguirem reduções comprovadas de desmatamento. Seriam necessários aproximadamente de R$ 16 bilhões para frear o desmatamento.